domingo, 19 de agosto de 2012

Bullying e Ciberbullying


Bullying é o termo que significa humilhar, constranger, ofender, perseguir e difamar. Esse desvio de comportamento parte de um agressor que faz com que o seu alvo receba abusos morais ou físicos.

Desenho de Tânia Ruosas
O caso se torna mais grave quando a vítima se afasta do convívio social, cria desinteresse aos estudos e ao trabalho e é abalada profundamente em sua auto-estima, devido aos insultos pejorativos que recebe.
Com os avanços da tecnologia, esse constrangimento partiu para internet e ganhou força. A nova prática recebeu o nome de “Cyberbullying” e se infiltrou em correios eletrônicos, blogs, Orkut, MSN , Facebook e outros.
 O agressor nesse caso, muitas vezes escondido atrás de um apelido, dissemina sua raiva e felicidade enviando mensagens ofensivas a outras pessoas. Em muitos casos, ele exibe fotos comprometedoras, altera o perfil das vítimas e incita terceiros a reforçar o ataque. O único propósito é a humilhação da vítima e isolamento daquele que é considerado mais fraco ou diferente.
Psicólogos explicam que o agressor precisa derrubar alguém para se sentir forte, ser mais popular no grupo, obter o lugar da vítima no trabalho e esconder suas próprias fraquezas através de seus ataques.
O agressor quer que o seu alvo se sinta infeliz como na verdade ele é. É provável que o agressor também tenha sido humilhado um dia, descarregando no mais frágil a sua própria frustração e impotência.
O mais grave dessa situação é a vítima, que na maior parte das vezes, não sabe como reagir. As conseqüências são isolamento, sofrimento solitário sem qualquer busca de ajuda.


3 comentários:

  1. oi Lidia,td bem?Primeiramente é um prazer conhece-la!!olha,estou com um problema de ordem escolar com minha filhae preciso urgente de um aconselhamento de um profissional nessa area do Estatuto da Criançae do ADOLESCENTE;minha filha tem 8anos de idade,sempre estudou na mesma escola e nunca apresentou recusa em estudar e/ou ir p a escola;o que aconteceu é q a partir do mes maio(2012)ela começou a apresentar dintomas de depressao(febre,dor de barriga,diarreia,vomitos,crise de choro pesadelos,nao dormir direito,e sintomas mais acentuados na hora de ir para escola!!);eu e meu esposo fomos varias vezes naescola,primeiramente p pedir ajuda e ver se descubriamos se era alguma coisa na escola;apÓS varias conversAS com a orientadora,foi sugerido k mudassemos de escola,pois talvez ela estariaexauta do mesmo ambiente por tanto tempo;quero "abrir aspas"neste ponto a seguir:mesmo tendo entregue atestados medicos(pois levamos minha filha no medico pediatra,onde foi constatado k era de ordem emocional,e começamos tratamento na psicologa,que ela faz ate os dias atuais!!),a escola fez denuncia no conselho tutelar,e,este por sua vez,veio a minha casa ,onde para minha surpresa fui constrangidas pelas palavras da conselheira,que no primeiro momento fez varias indagaçoes,das quais todas foram respondidas,a medida do possivel,porém em tom "ameaçador"me disse qe eu poderia responder processo(nao me especificou qual)e que (mesmo eu já tendo matriculado regurlamente minha filha em outra escola,me tratou como uma criminosa e falou k ia ficar "acompanhando "o tratamento na psicologa e a frequencia dela na outra escola(atitudes que até hoje não sei até onde são lícitos..);na outra escola,minha filha só consegui ir um único dia,pois começaram novamente as crises de vomitos,febre ,diarréias,pavor noturno,entre tantos outros sintomas depressivos(fatos estes,também,relatados e através de laudos,atestados e relatorios medicos,apresentados na escola);a psicologa,atraves de relatorio,pediu o afastamento da minha filha(temporariamente)da escola(esta,num primeiro momento acatou a opinião da profissional em questão),no entanto,ao levar relatorio atualizado,sob suspeita de "fobia escolar"(devido ao alto grau de ansiedade e medo apresentado nos testes),a escola nos informou que já comunicou ao conselho tutelar,e,que inclusive, o envio de material de estudo e aplicaçao de exercícios que a mesma estava nos fornecendo,não seria mais possivel(o que ao meu ver,não demostrou nenhuma possibilidade de ajuda por parte da escola).Enfim,o que gostaria de saber,se você puder me ajudar,é:mesmo sem ter condiçoes nenhuma de retornar nesse momento para a escola,a mesma poderia ter denunciado ao conselho tutelar,mesmo as faltas sendo justificadas??será já uma segunda denuncia?o que poderá acontecer??e os relatorios(atestados medicos)que entregamos que valor e/ou serventia tem??minha filha,por suas atuais condiçoes psico-emocional,tem direito por parte do governo(a escola é estadual)de receber "educaçao domestica"para não se prejudicar com repetencia d ano??por último,gostaria de saber,minha saúde ficou bem abalada depois da vinda da conselheira em minha casa,e após o modo como fui tratada(sem exageros!!!),se eu posso negar,na hipotese de uma nova visita,sua entrada á minha residencia?existe a possibilidade dessa nova visita?como devo proceder???como me defender,pois tenho todos laudos e documentos,desde da outra escola,inclusive dos meus comparecimentos nas mesmas!!!o conselho tutelar pode me processar e querer tirar a guarda da minha filha??por favor,me oriente,eu agradeço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vilma, poderias me dar um nº de telefone ou email para que pudesse te responder? Onde você mora? Ficarei feliz em te responder, porém precisamos manter discrição para não prejudicar mais ainda tua filha.
      No aguardo
      Lidi

      Excluir
    2. OI LIDI TD BEM??MANDEI MEU EMAIL E ESTOU TE AGUARDANDO SEU CONTATO!!!MORO EM CUBATAO(SAO PAULO);SE VC PUDER ME PASSE UM NUMERO E O HORARIO QUE POSSO LIGAR PARA VC !!!MEU EMAIL É VILMASOUZACOSTA_@HOTMAIL.COM E O ORKUT TAMBÉM É O MESMO ENDEREÇO ELETRONICO;PASSO O MEU TELEFONE POR EMAIL,OK?MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADA PELA VONTADE EM ME AJUDAR!!!!AGUARDO

      Excluir